Núcleo Jardim Chapadão: onde tudo começou!

Você sabia que a história da SEICHO-NO-IE na cidade de Campinas está intimamente ligada ao histórico do Núcleo Jardim Chapadão? No início da década de 1960, na cidade de Campinas e Região, moravam poucas famílias conhecedoras e simpatizantes do movimento apresentado ao mundo pelo nosso querido e amado Mestre Masaharu Taniguchi, chamado SEICHO-NO-IE. Eis que no ano de 1963 a família Nishihata fixou-se na “cidade das andorinhas” e, juntamente com os integrantes das famílias Ono, Yoshikawa, Miyamoto, Katayama, Ishii e Kassahara iniciaram as primeiras reuniões. Tais famílias já eram conhecedoras da filosofia e algumas delas residiam na colônia Tozan (colônia Japonesa localizada nos arredores da cidade).

Primeiro local das reuniões

Inicialmente, os adeptos não dispunham de um local fixo para a realização das reuniões. Nesse ínterim, o Sr. Ono, que era atacadista de legumes nas proximidades do Mercado Municipal da cidade, preparava o ambiente de trabalho com caixotes, com a finalidade de receber os interessados em ouvir e praticar ensinamentos tão sublimes. Assim nascia a SEICHO-NO-IE em Campinas!

Nessa época, a família Nishino doou um terreno à SEICHO-NO-IE no bairro Nova Europa. Porém, a localização era considerada “fora de mão”, já que naquele período tal bairro era praticamente deserto e desprovido de transporte público. Resolveram vender àquele terreno e, na sequência, compraram outro em local de mais fácil acesso, próximo ao centro. A escolha deu-se por um terreno localizado na Avenida João Erbolato, 820, Jd. Chapadão. Com  auxílio de doações e trabalho coletivo dos frequentadores, aos poucos uma construção foi erguida no fundo do terreno, concluída no ano de 1970.

Expansão do Movimento na região de Campinas e mudança de endereço da regional

A década de 1970 é considerada de grande propulsão da divulgação da SEICHO-NO-IE em Campinas e Região, sendo marcada por inúmeros acontecimentos, tais como: Divulgação da SEICHO-NO-IE em Português; Ampla divulgação do movimento na colônia Tozan, atraindo novas famílias adeptas, tais como Koga, Sokei, Tsukada, Sakuma, Okamoto, Honda, entre outros; Mudança do professor Ota para Campinas, contribuindo grandemente no trabalho de divulgação; Aumento significativo do número de adeptos divulgadores (Dendoins na época); Envio do primeiro bolsista para estudar o ensinamento no Japão (família Nishino).

Com o aumento de pessoas percebeu-se a necessidade de ampliar as instalações, por isso, em 1974, foi construído o Barracão e cobertura provisória que ocupava a totalidade do terreno, na Avenida João Erbolato. Até o ano de 1987, o local que hoje conhecemos como núcleo Jardim Chapadão era, até então, a sede da Regional que na época se chamava São Paulo Norte 1. Foi neste período que a Regional foi transferida para o prédio na rua Nazaré Paulista, 750, Jardim das Paineiras – onde é atualmente localizada.

Transformações e conquistas

Logo depois, ocorreu a separação do movimento em japonês e português, tendo o Sr. Shigueo Teranisi como o primeiro Supervisor Administrativo Doutrinário Regional em português.

Em 1996 foi cogitada e quase efetuada a venda da sede do Jardim Chapadão, mas com amor, perseverança e dedicação dos adeptos e dirigentes essa situação foi facilmente revertida, fazendo com que o Núcleo Jardim Chapadão ali continuasse. Como decorrência deste fato, tivemos até abaixo assinado com direito a intermediação da Sede Central. Depois desse período, o prédio foi reconstruído e, como resultado do amor e gratidão dos seus frequentadores, no dia 24 de setembro de 2005 foi realizada a re-inauguração do prédio, com cerimônia de consagração e purificação da nova sede e cerimônia de gratidão aos nossos pioneiros.

Na atualidade

O Núcleo Jardim Chapadão continua até os dias de hoje com atividades abertas à comunidade oferecidas pelas seguintes Associações Locais: Associação de Jovens Jardim Carlos Gomes, Associação Pomba Branca I, Associação Pomba Branca II, Associação Fraternidade e Prosperidade. Ah! Não podemos nos esquecer do famoso Domingo da SEICHO-NO-IE, que sempre nos traz palestras e cerimônias maravilhosas. O Núcleo Jardim Chapadão historicamente resistiu às mudanças do tempo, às transformações, aos percalços e até os dias de hoje continua firme, ajudando a escrever a linda história do Movimento Internacional de Paz pela Fé na cidade de Campinas e Região. Venha fazer parte dessa história com a gente!

Destaques

Agenda

Detalhes da Reunião

Todas os domingos às 9:00

Endereço
AV. JOÃO ERBOLATO, 820
JARDIM CHAPADÃO
CAMPINAS – SP

Contato

Coordenadora

Preletora Antonia Carmem da Silva Agostinho

Detalhes da Reunião

Todas os segunda às 14:00

Endereço
AV. JOÃO ERBOLATO, 820
JARDIM CHAPADÃO
CAMPINAS – SP

Atividades culturais

Yoga (toda sexta-feira às 19h30);

Oficina de artesanato:workshop – lançamento de turma em datas específica, agendadas com a equipe de profissionais;

Oficina de horta orgânica: workshop – lançamento de turma em datas específica, agendadas com a equipe de profissionais;

Expressão na comunicação: workshops – lançamento de turma em datas específica, agendadas com a equipe de profissionais.

Fale Conosco

E-mail:nucleojdchapadao@snispcampinas.org.br

5 + 2 = ?

Localização

AV. JOÃO ERBOLATO, 820
JARDIM CHAPADÃO
CAMPINAS – SP

© Copyright - SEICHO-NO-IE DO BRASIL - SP-CAMPINAS